Clicky

Aumento do salário mínimo na ordem dos 50 por cento

Aumento do salário mínimo na ordem dos 50 por cento

O Conselho de Ministros aprovou na sua sessão desta segunda-feira (31), o aumento em 50 por cento do salário mínimo nacional sob orientação do Presidente da República, João Lourenço.

Com esta medida o Executivo pretende aumentar o poder aquisitivo das famílias e os rendimentos mensais dos trabalhadores.

O Presidente do MPLA, prometeu recentemente, na província angolana do Cuando Cubango, durante o discurso de lançamento do ano político do seu partido, o aumento salarial sem avançar a percentagem.

“Temos plena noção que o poder de compra dos trabalhadores e dos cidadãos no geral não é grande pelas razões conjunturais. O executivo aprovará nos próximos dias o aumento do salário mínimo nacional e o ajustamento dos salários da função pública, aumentando desta forma os rendimentos mensais dos trabalhadores e das famílias”, disse João Lourenço.

O Governo angolano fixou em 2019, o salário mínimo nacional em 21.454,10 kwanzas (35,9 euros) para o setor da agricultura e função pública, 26.817,00 kwanzas (44,9 euros) para transportes, serviços e indústria transformadora e 32.181,00 kwanzas (53,9 euros) para o comércio e indústria extrativa, um aumento de 30% face ao valor definido em 2017.

João Lourenço frisou que o desemprego e a pobreza “estão na linha das preocupações do executivo, que trabalha permanentemente na busca das melhores soluções para a sua superação”.

 “A edificação de infraestruturas em betão é importante, mas mais importante ainda será investir nos quadros e profissionais que, com o seu saber e dedicação, colocam essas infraestruturas ao serviço dos cidadãos”, disse.

Para fazer face à situação de desemprego e pobreza, o Executivo vem fomentando o empreendedorismo, o auto-emprego, as micro e pequenas empresas, dando formação e ferramentas de trabalho, sobretudo aos jovens, no âmbito do Programa de Apoio e Promoção do Empreendedorismo (PAPE), do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI) e outros.

Partilhe este artigo