Clicky

MINTRANS PROMOVE WEBINAR DE APRESENTAÇÃO DO AEROPORTO ANTÓNIO AGOSTINHO NETO

MINTRANS PROMOVE WEBINAR DE APRESENTAÇÃO DO AEROPORTO ANTÓNIO AGOSTINHO NETO

O Ministério dos Transportes organizou nesta terça-feira (19.09.23) em Luanda, um webinar de apresentação do Novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, à potenciais investidores para a gestão da infra-estrutura aeroportuária e  contou com a participação de quinze empresas internacionais.

No webinar o MINTRANS apresentou aos investidores do sector e potenciais interessados, os termos de referência do concurso de concessão para a gestão do Novo Aeroporto Internacional de Luanda António Agostinho Neto, que o Governo pretende lançar após a sua inauguração.

A concessão da gestão do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto será feita por um período de vinte e cinco anos, prorrogáveis por mais quinze, e dos critérios de elegibilidade para as empresas interessadas, quer individualmente quer em consórcio, que possuam o mínimo de cento e cinquenta milhões de dólares (USD.150.000.000,00) e experiência mínima de três anos em gestão de pelo menos um aeroporto com capacidade mínima para dez milhões de passageiros/ano.

As empresas até aqui inscritas originarias da Europa, Estados Unidos da América, China e América Latina, estão cotadas neste segmento de mercado como sendo das operadoras mais relevantes no domínio da gestão de infra-estruturas aeroportuárias.

O Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, que presidiu o evento, mostrou-se satisfeito com o resultado do webinar, por ter partilhado com parte considerável dos mais relevantes operadores aeroportuários do mundo, as possibilidades e as capacidades de investimento que encerra o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, em Angola.

“Oportunidades relacionadas com a gestão da sua infra-estrutura, mas também dos serviços que vai disponibilizar e das actividades aeronáuticas que nele vão ser implementadas. O interesse manifestado pelas empresas presentes, quer na reunião conjunta quer nas sessões de esclarecimento one-to-one, permitem-nos antever um concurso altamente competitivo, com a participação dos maiores players internacionais do sector”.

O webinar contou também com a participação do Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, que apresentou aos potenciais investidores o  quadro jurídico-legal em vigor em Angola, o ambiente de negócios e as recentes medidas que visam a simplificação do investimento estrangeiro no país, como a isenção de vistos.

O Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João , falou ainda de outras oportunidades de investimento em Angola, como a agricultura, o turismo de lazer e de negócios, a logística, a indústria e reforçou a importância da entrada em funcionamento do Aeroporto Internacional Agostinho Neto.

“A inauguração e a entrada em funcionamento do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto vai seguramente contribuir para a dinamização destes e outros sectores e com isso acelerar a diversificação económica de que Angola precisa e na qual está seriamente empenhada”.

O evento do MINTRANS contou com mais de cento e trinta profissionais do sector da aviação civil e da banca de investimento, distribuídos por cerca de vinte de países.

O Novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto localiza-se a sudeste do centro da cidade de Luanda, em Viana, a cerca de 40 km. Esta infraestutura com capacidade para 15 milhões de passageiros/ano, um volume de mercadorias de 440 mil toneladas/ano ocupa uma área de 1.324 ha. Tem duas pistas duplas e está dimensionado para receber aeronaves críticas de categoria F, do tipo B747 e A380,   actualmente o maior avião comercial. Contempla ainda a construção de raiz de uma cidade aeroportuária que cobrirá uma área de construção de 75km2.

A sua inauguração está agendada para o próximo dia 10 de Novembro2023, estando a conclusão da sua certificação prevista para o final do mês de Outubro. No passado dia 7 de Setembro foram publicados dados e informação aeronáutica relevantes sobre o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto para conhecimento da comunidade da aviação civil mundial.

Partilhe este artigo