Clicky

JLO quer TAAG voando para as principais capitais mundiais

JLO quer TAAG voando para as principais capitais mundiais

O Presidente da República, João Lourenço, desafiou esta segunda-feira dia 13 de Novembro, em Luanda, a liderança do Ministério dos Transportes à tornar a companhia aérea nacional, TAAG mais competitiva, voando para as principais capitais mundiais e a servir melhor o continente africano.

João Lourenço, lançou a replica durante a cerimónia de posse do novo Secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Paulo de Andrade Teles Carreira, nomeado para o cargo no passado sábado 11 de Novembro/23.

“Temos de ser mais ambiciosos para fazermos da TAAG uma companhia mais competitiva, que sirva melhor os utentes. Temos a obrigação de, com a nossa companhia, servir melhor o continente, abrindo mais rotas em África”.

Ao reconhecer a falta de uma “devida atenção” à TAAG, o Chefe do Executivo Angolano, reparou que o continente africano não possui muitas companhias como a nossa transportadora aérea nacional que, nos últimos anos, fez “grandes investimentos” em recursos humanos e na aquisição e manutenção de aeronaves, para limitar-se a voar apenas para a China, na Ásia, Brasil na América e três capitais na Europa.

“Os Estados Unidos nos têm aberto as portas; portanto, esta oportunidade deve ser bem aproveitada. A ambição da TAAG deve ir além da realização de voos a apenas três capitais europeias, há diferentes destinos, temos de ter a ambição de voar para algumas cidades dos Estados Unidos da América, Angola está a melhorar todos os dias os laços de amizade e cooperação com os Estados Unidos da América”.

Para o presidente angolano a TAAG já “é uma grande companhia” precisando simplesmente de uma atenção particular da parte do Executivo, que deve velar pela necessidade de recuperar a actual frota, enquanto se encomendam novos aviões à Boeing.

“Estamos a encomendar novas aeronaves à Boeing, mas precisamos de não descurar a necessidade de recuperar a actual frota, que não é nada pequena. Alguns meios de baixa precisam ser recuperados, independentemente de esperarmos, nos próximos anos, receber mais meios já encomendados e anunciados”.

O Presidente da República, João Lourenço, acredita ter acertado na escolha do novo secretário de Estado para a Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, pela experiência que possui no ramo da Aviação Civil, e prometeu apoios para que possa cumprir bem a missão de fazer da TAAG uma companhia melhor, sem prejuízo de outras áreas que também são da responsabilidade do novel integrante do Executivo.

“Creio que acertámos na aposta que fizemos em si. Aqui, estamos para quaisquer apoios de que necessite para que possa cumprir bem com a sua missão. Portanto, o que nós gostaríamos de pedir neste momento em que é empossado é que, a partir de hoje, preste, sem prejuízo das outras áreas que também são da sua responsabilidade, mas que preste particular atenção à nossa companhia de bandeira, a TAAG”.

Em declarações a imprensa no final do acto de empossamento, Rui Carreira disse estar “com motivação alta, procurará ser fiel executante das orientações recebidas e principal coadjutor do ministro do sector”. Para tarefa primeira da sua nova agenda, estabeleceu a “promoção do diálogo com os sectores sobre sua tutela para melhor servir a Nação”.

Rui Paulo de Andrade Teles foi nomeado no cargo de secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário em substituição de Vumpa de André Londa,

Rui Carreira é natural de Luanda, licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de Angola, pós-graduado em Alta Direcção de Empresas. Rui Carreira já desempenhou várias funções na Linhas Áreas de Angola, TAAG, sendo a mais recente a de administrador não executivo.

Partilhe este artigo