Clicky

ARCCLA REALIZA WORKSHOP DE APRESENTAÇÃO DO NOVO REGIME JURIDICO DA ACTIVIDADE TRANSITÁRIA

ARCCLA REALIZA WORKSHOP DE APRESENTAÇÃO DO NOVO REGIME JURIDICO DA ACTIVIDADE TRANSITÁRIA

Mais de 120 profissionais de empresas públicas, privadas e associações, marcaram presença no dia 28 de Fevereiro de 2024, no anfiteatro do Porto e Luanda, para participarem do primeiro workshop do ano facilitado pela ARCCLA, sobre o Novo Regime Jurídico da Actividade Transitária, que recentemente entrou em vigor.

O referido evento teve como principal objectivo apresentar as principais mudanças no Decreto Legislativo Presidencial 9/23 de 23 de Outubro que revoga o Decreto 68/89 de 11 de Dezembro juntamente com os Decretos Executivos; 9/90 de 31 de Março, 95/09 de 29 de Setembro e 64/10 de 16 de Junho. Com a sua entrada em vigor, os transitários passam a contar com um instrumento que confere maior segurança jurídica à classe Transitária, em reposta às novas dinâmicas operacionais para as operações de importação e exportação, armazenamento e distribuição de mercadorias.

Entre as principais mudanças no Diploma destacam-se a restrição da prática da actividade Transitária a operações conexas no domínio de transportes, a obrigatoriedade de possuir seguro de responsabilidade civil nos termos da legislação aplicável por parte das sociedades comerciais que exerçam esta actividade, a imposição de limites das comissões aplicáveis no exercício da actividade transitária no seu artigo 37º e a nova tipologia de classificação de Transitários em linha com as melhores práticas internacionais.

Estas alterações visam a contribuir para a redução de distorções no mercado e contribuir para um ambiente de negócios mais competitivo nesta categoria.

 

O anfitrião do evento, Eng. Catarino Fontes Pereira, PCA da ARCCLA, realçou o papel da ARCCLA, como entidade reguladora da actividade logística, “…este Decreto vem para contribuir na melhoria do ambiente económico e da actividade transitária em si, simplificando o papel da ARCCLA como regulador e fiscalizador da logística em Angola” frisou.

Fizeram parte do programa do evento entre outros momentos, o enquadramento sobre a missão da Instituição e os princípios norteadores da mesma, análise aprofundada das mudanças e melhorias espelhadas no novo instrumento jurídico, e a recolha de contribuições sobre o impacto do frete rodoviário no transporte de mercadorias.

Participaram igualmente do referido evento, o PCA da empresa Portuária de Luanda, o PCA dos Caminhos de Ferro de Luanda, o Administrador para Área de Finanças e RH da ARCCLA, as Agências Reguladoras AMN e ANTT do Sector dos Transportes entre outros Directores, CEO’s e profissionais que exercem a actividade transitária tais como a Unicargas, Sogester, Pinto Bastos, Panalpina, Symglobal Corporation e Tiba Angola.

 

GABINETE DE APOIO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA ARCCLA, Luanda, 28 de Fevereiro de 2024.

Partilhe este artigo