NIGÉRIA SUCEDE ANGOLA NA SECRETARIA GERAL DA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA DA ÁFRICA OCIDENTAL E CENTRAL
O Ministério dos Transportes, representado Secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil Marítimo e Portuário Carlos Antão Fernandes Borges, participou de 16-18 de Novembro, na 16º sessão extraordinária da Assembleia Geral da Organização Marítima da África Ociental e Central (OMAOC) que se realizou, em Accra, capital da República do Ghana.
O candidato da República da Nigéria foi eleito por consenso, pelos estados membros da Organização Marítima da África Ocidental e Central (OMAOC), como novo Secretário Geral da instituição, em Assembleia Geral, que decorreu em Accra, República do Ghana, de 16 a 18 de Novembro.
Na ausência do Secretário-Geral cessante, angolano Michel Luvambano, o documento de transferência foi entregue pelo Secretário de Estado dos Transportes, Carlos Antão Fernandes Borges, ao novo Secretário-Geral.
No encontro participaram ministros dos transportes de 17 países da África Ocidental e Central.
Os Órgãos Especializados da (OMAOC) foram representados por seus Secretários-Gerais e Vice-Chanceler: Associação de Gestão dos Portos da África Ocidental e Central (AGPAOC); União dos Conselhos de Carregadores Africanos (UCCA); Associação Africana de Armamentos (3A) e Universidade Marítima Regional (RMU).
Além disso, todos eles reafirmaram o seu apoio à (OMAOC) e o seu compromisso em ajudar a revitalizar a instituição.
A cerimónia de encerramento consistiu num discurso do actual Presidente da (OMAOC), Ministro dos Transportes da República do Gana, Kweku Ofori Asiamah, que agradeceu aos Estados-Membros por terem respondido de forma esmagadora ao seu convite.
A Organização Marítima da África do Oeste e do Centro (OMAOC) já tem acordos de cooperação assinados com a União Africana (UA), Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Comissão de Golfo da Guiné.
A Organização Marítima da África do Ocidental e do Central (OMAOC) foi criada em 1975. Angola é membro desde 1977.
Angola é um dos maiores contribuintes para o orçamento da Organização Marítima da África do Ocidental e Central. Durante vários anos Angola liderou a OMAOC.
Prestigiaram o encontro de ministros dos transportes de África Ocidental e Central o Presidente da República de Ghana Nana Akufo-Addo e o vice-presidente da República do Congo.
Ministério dos Transportes em Luanda, aos 19 de Novembro de 2021