ARCCLA AVALIA CADEIAS LOGÍSTICAS DO TOMATE E SAL EM BENGUEL
A cadeia logística do tomate e do sal na província de Benguela foram, durante a semana passada, avaliadas por uma equipa da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola – ARCCLA, sob liderança da Administradora para Área Comercial e Dinamização da Rede Nacional de Plataforma Logísticas da ARCCLA, Paula Bartolomeu, a equipa integrada por mais quadro Agentes da instituição, realizou uma jornada marcada por reuniões e visitas de constatação.
As visitas e as reuniões serviram para constatar in loco, as condições das infraestruturas de apoio a cadeia logística do tomate, na rota Namibe/Benguela/Cuanza Sul/ Luanda, assim como do sal, com vista a equacionar estratégias que possam contribuir para sua melhoria.
Das várias reuniões realizadas, a equipa da ARCCLA manteve um encontro de cortesia com a Vice-governadora da Província de Benguela, Cátia Cachuco, onde foram abordadas questões relacionadas com o sector dos transportes e logística.
Igualmente, reuniu-se com o Grupo Leonor Carrinho, com a Lobito Atlantic Railway (LAR), Caminhos de Ferro de Benguela (CFM), e visitou-se as unidades produtivas das Salineiras Chicambi e Salineira Calombolo, no sentido de perceber o funcionamento da cadeia de produção e abastecimento.
Dentre as várias questões abordadas, vislumbra-se um progresso com grande significado no processamento de tomate, uma vez que passos estão a ser dados para o arranque da produção de polpa de tomate, no último trimestre do ano em curso, com vista a um maior aproveitamento da colheita.