Clicky

1° CLUSTER NACIONAL DO ABACATE É LANÇADO NA PROVÍNCIA DO HUAMBO EM PARCERIA COM A ARCCLA

1° CLUSTER NACIONAL DO ABACATE É LANÇADO NA PROVÍNCIA DO HUAMBO EM PARCERIA COM A ARCCLA

A Embaixada do Reino dos Países Baixos em parceria com Agência Reguladora de Certificação de Cargas e Logística de Angola (ALCCLA), lançaram, hoje (27-11), no centro Cultural Manuel Rui Monteiro, província do Huambo, o projecto do primeiro Cluster Nacional do Abacate.

A cerimónia foi testemunhada pelo vice-governador para sector Político, Social e Economico da província do Huambo, Angelino Elavoco, o Embaixador do Reino dos Países Baixos em Angola, Tsejard Hoekstra, o PCA da ARCCLA, Catarino Fontes Pereira, assim como os representes das três fazendas âncoras, nomeadamente MMM, Mungo e EDM que serão os responsáveis pela execução do projecto.

A assinatura do Contrato de Subsídio para o Desenvolvimento do Primeiro Cluster Nacional do Abacate, pela Directora da fazenda MMM, Dulce de Oliveira em representação dos pequenos e grandes produtores de cluster do abacate e pela delegada da Agência de Negócios Neerlandesa para Angola, Geert Booode, marcou o acto de lançamento do projecto.

Para a implementação do projecto, o Reino dos Países Baixos disponibilizou 1.1 milhão de euros ao grupo de três fazendas âncoras, nomeadamente MMM, Mungo e EDM que serão dotadas de capacidade técnica, operacional e financeira para acelerar o processo de exportação do abacate produzido em Angola, integrando na cadeia de valor os pequenos produtores da região.

O lançamento da Cluster de abacate no Huambo representa um complemento do projecto da construção da Plataforma Logística da Caála (PLC), assim como da assinatura do Acordo de Intenções entre a ARCCLA e a Associação Agropecuária de Angola (AAPA), Westfalia e outros parceiros estratégicos.

De acordo com a Nota de Imprensa da Embaixada do Reino dos País Baixos, esta iniciativa faz parte do esforço conjunto entre o Governo dos Países Baixos e o Executivo de Angola representado pelo Ministério dos Transportes e Ministério da Agricultura e Floresta tem trabalhado na criação de infraestruturas logísticas e no processo de certificação fitossanitária de acordo com os padrões e exigências internacionais, lê-se na nota.

O mercado mundial de abacate vem crescendo a taxas expressas na ordem dos 9,4% ao ano, cifrando-se em cerca de 22,69 mil milhões em 2024, e devendo atingir USS 35,55 mil milhões até 2029. A Holanda é o maior importador mundial de frutas e legumes e tem uma quota de 40% no comércio mundial destes produtos.

Partilhe este artigo