Clicky

Acordo entre DHL e Unicargas no sector logístico em Angola

Acordo entre DHL e Unicargas no sector logístico em Angola

Foi assinado nesta quarta-feira, 13, em Luanda, um acordo entre a DHL e a Unicargas, através do qual, a empresa angolana de transportes de cargas e logística poderá participar mais directamente na movimentação de mercadorias a nível nacional e internacional.

O documento contempla nove pontos de actuação entre os quais a possibilidade de criação de um centro de conciliação de cargas, a viabilização da plataforma SALOODO, através da qual a DHL operadores partilha informações sobre os preços a pratica nos serviços aos seus parceiros.

O coordenador da comissão de gestão da Unicargas, Joaquim Piedade, que rubricou o documento pela empresa angolana, disse que o memorando permite que a DHL passe a partilhar informações com a empresa angolana. “com este documento nós vamos agora formalizar cada uma destas nove iniciativas já pensadas, que têm um único objectivo que é de transformar o sector logístico em Angola. vamos aumentar os níveis de serviço do sector logístico em Angola”, assegurou.

Joaquim Piedade acrescentou, por outro lado, que os problemas que os produtores nacionais enfrentam para o escoamento dos seus produtos do campo poderão ter solução no âmbito desta parceria.

A preparação de uma frota para transporte, a criação de centros de distribuição, são igualmente pontos, que fazem parte das valências que a Unicargas poderá agregar da DHL, assegura Joaquim Piedade, que entretanto acrescentou ainda com o conhecimento e experiência internacional que a DHL como principais valências.

O presidente do conselho para África da DHL, Egídio Monteiro, disse que a parceria está enquadrada na estratégia de expansão dos serviços da empresa em diferentes mercados, permitindo desta forma dar solução ao novo normal no contexto da pandemia da covid-19 que o mundo enfrenta.

O acordo prevê trânsito e despacho de cargas, gestão de cargas LCL e FCL, construção de infra-estruturas para manuseamento de cargas a granel, criação de armazéns afiançados. Para tal efeito, a Unicargas dispõe de espaços no território nacional designadamente, nas províncias de Luanda, Zaire, Cabinda, Moxico, Benguela e Cunene.

Está igualmente previsto a armazenagem e manuseamento de cargas perigosas, logística de recolha e distribuição de mercadorias, desenvolvimento de centros de consolidação de carga, handling e storage de minério, bem como formação do capital humano.

O acordo de parceria assinado nesta quarta-feira, em Luanda, foi testemunhado pelo Secretário de Estado para os Transportes Marítimos e aéreos, Carlos Borges, que na ocaisão felicitou as duas instituições pela parceria.

Destacou ainda a presença da DHL no mercado angolano como um contributo para o desenvolvimento económico do país. Com este acordo, reforçou o governante “a Unicargas tem agora a oportunidade de ser mais competitiva”. (Fonte: Correio Kianda)

Partilhe este artigo