PL DA CAÁLA APRESENTADA COMO MODELO DE AGREGAÇÃO DE VALOR DA CADEIA DE PRODUTOS NACIONAIS
A Plataforma Logística da Caála (PL) foi apresentada, no Fórum sobre Oportunidades de Investimento no Corredor do Lobito, como um modelo de agregação de valor à cadeia de produtos agrícolas a ser replicado a nível nacional.
A Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola- ARCCLA, apresentou o projecto na cidade do Huambo, durante o Fórum que decorreu de 21 à 22 de Fevereiro, sobre promoção da AIPEX e do Governo Local.
Ao intervir no painel com o tema “Oportunidades de Investimento no Corredor do Lobito”, Administradora para Área Comercial e Dinamização da Rede Nacional de Plataformas Logísticas da ARCCLA Paula Bartolomeu, destacou o valor acrescentado das PL´s na cadeia da produção nacional.
Pretende-se tornar a PL da Caála num modelo de agregação de valor à cadeia dos produtos agrícolas e ser replicado a nível nacional, sobretudo nas zonas estrategicamente identificadas pelo Executivo, defendeu.
Paula Bartolomeu que partilhou o painel com o PCA da AIPEX e o Secretario de Estado para Investimentos Públicos, afirmou que um dos grandes objetivos da implantação das PL´s visa agregar valor a produção nacional, reduzir as perdas da produção e melhorar a renda das famílias.
A título de exemplo, referiu, o projecto da cultura do abacate que esta a ser implementado na região do Planalto Central em parceria com o Reino dos Países Baixos, será um dos primeiros produtos a beneficiar dos serviços da PL da Caála.
Na ocasião, a Administradora apelou a classe empresarial no sentido de aproveitar os inúmeros serviços e oportunidades, que as PL´s irão oferecer, desde a colheita, calibragem, acondicionamento, transporte e comercialização.
Entretanto, a participação da ARCCLA ao certame visou reforçar o seu compromisso com o crescimento econômico da região, especialmente no que diz respeito à infraestruturas logísticas e a sustentabilidade.