ARCCLA E WESTFALIA JUNTOS NA FRUIT LOGISTICA
A equipa de Mr. Zac Bard, Administrador na Westfalia, será responsável pela primeira exportação de abacate a partir de Angola para a Europa, este desiderato será possível pelo acordo de intenções assinado entre a ARCCLA, a Associação Agropecuária de Angola – AAPA, Westfalia e Flying Swans, em Setembro de 2024, e com a colaboração de parceiros estratégicos nacionais e internacionais, visando a dinamização das exportações de abacate a partir da Plataforma Logística da Caála, na província do Huambo.
O acordo, prevê a partilha de informação, assistência técnica e financiamento aos produtores nacionais para desenvolver e acelerar a indústria de exportação de abacate, e visa garantir que sejam conseguidas as certificações fitossanitárias e outras impostas por governos ou por clientes, de modo que o abacate produzido em Angola vá ao encontro dos padrões internacionalmente reconhecidos.
O mercado mundial de abacate vem crescendo a taxas expressivas na ordem dos 9,4% ao ano, cifrando-se em cerca de US$ 22,69 mil milhões em 2024, e devendo atingir US$ 35,55 mil milhões até 2029, segundo um estudo recente da Mordor Intelligence. Por ser um produto altamente nutritivo e que oferece vários benefícios para a saúde, o abacate se tornou um dos produtos de maior consumo mundial, impulsionado assim a sua procura internacional.