ARCCLA DESTACOU-SE COM TRÊS PROJECTOS DE IMPACTO PARA O SECTOR DOS TRANSPORTES E LOGISTICA NA FILDA 2025
Três projectos estruturantes e com forte impacto na segurança alimentar e na logística nacional, foram apresentados ao público em geral, durante a 40ª Edição da FILDA que decorreu de 22 a 27 de Julho na Zona Económica Especial de Ícolo e Bengo.
Trata-se da Solução Transitória da Cadeia Logística de Frio em Angola, da Janela Única Logística (JUL) e do projecto piloto de implementação da Plataforma Logística da Caála, que foram apresentados pela ARCCLA durante a Feira.
Em relação a Solução da Cadeia Logística de Frio, cujo lançamento está previsto para o final do ano em curso, o projecto contempla a aquisição e implantação na Caála de unidades contentorizadas de frio de 20 e 40 pés, equipadas por placas solares para garantir o abastecimento de energia eléctrica.
O projecto foi concebido com o objectivo de reduzir perdas na produção agrícola, através do armazenamento e conservação dos produtos, melhoria do rendimento dos camponeses e a segurança alimentar.
Sobre a Janela Única Logística (JUL), esta iniciou agora a sua fase I, e prevê proporcionar diversos benefícios para o sector da logística, desde a desburocratização dos processos, a simplificação de documentos, integração dos serviços de desembaraço da mercadoria, redução do tempo de espera, gerar dados precisos sobre a importação e exportação no Paísentre outros.
Quanto ao projecto piloto de implementação da Plataforma Logística da Caála, foram apresentados os passos dados pela ARCCLA na componente infra-estruturas de base, nomeadamente a construção do muro de vedação, melhoria das vias de acessoo, estando em curso a criação das restantes condições de base.



