Clicky

ARCCLA Defende em Genebra Observatório Regional de Fretes

ARCCLA Defende em Genebra Observatório Regional de Fretes

A Agência Reguladora de Certificação de Cargas e Logística de Angola (ARCCLA) defende a criação de um observatório nacional e regional de fretes, e um índice de frete marítimo africano, que sirvam de referência e monitoria da problemática do alto custo no mercado dos fretes em África.

A necessidade do observatório nacional e regional de fretes foi avançada recentemente em Genebra pelo Presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA) Catarino Fontes Pereira, durante a sua intervenção na nona Sessão Plurianual de Peritos sobre Transporte, Logística e Facilitação do Comércio.

 A criação do observatório terá como objectivo agregar, tratar e disponibilizar as estatísticas relevantes que permitam avaliar o estado do frete nos vários modais, constituindo-se assim, numa importante ferramenta para informar os fazedores de políticas e decisores privados sobre as tendências de mercado na tomada de decisões estratégicas.

“Os elevados valores monetários pagos pelos importadores nacionais no exterior do país, fundamentalmente em África, para assegurar as mercadorias, levaram, nos últimos anos, a Bolsa Nacional do Frete (BNF) de Angola a buscar soluções para contrariar estes efeitos negativos ao mercado”.

A urgência na implementação de uma bolsa de fretes africana para equilíbrio do elevado preço praticado no mercado do frete marítimo, e que impactam negativamente os países africanos, as reformas em curso no subsector logístico e a abertura de Angola ao investimento directo estrangeiro nos concursos públicos de concessão de plataformas logísticas, constituíram o pano de fundo da apresentação do PCA da ARCCLA, Catarino Fontes Pereira.

A Nona Sessão Plurianual de Peritos das Nações Unidas sobre Transportes, Logística e Facilitação do Comércio, que teve como tema principal “Transporte Sustentável e Resiliente e Facilitação do Comércio em Tempos de Pandemia e Além: Principais Desafios e Oportunidades, abordou ao longo de vários painéis temas ligados aos “Mecanismos Legais, Operacionais e Financeiros para Facilitar o Comércio Internacional, “Sistemas Tecnológicos de Apoio aos Fluxos Logísticos”, “Gestão de Risco Operacional e Contratual, Sustentabilidade Multimodal no Sector dos Transportes”, “Gestão Ambiental” entre outros.

O Presidente do Conselho de Administração da ARCCLA, Catarino Fontes Pereira, foi um dos prelectores do painel “Desenvolvendo Sustentabilidade e Resiliência no Sector dos Transportes e Logística”, onde apresentou a “Estratégia de Concessões de Plataformas Logísticas via de Parcerias Público Privadas.

“De realçar que já foram lançados três concursos de concessão de plataformas logísticas na modalidade Design, Build, Operate and Transfer (DBOT), nomeadamente, as plataformas do Luvo, Soyo e Luau”.

Angola esteve representada no Palácio das Nações em Genebra, por uma equipa de especialistas da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola, quadros seniores do sector dos transportes e integrou também a Representante Permanente da República de Angola junto das Nações Unidas, Embaixadora Margarida Rosa da Silva Izata.

Partilhe este artigo