MINTRANS no 24º Congresso de Logística da APLOG
Uma delegação angolana do Ministério dos Transportes chefiada pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto do Namibe Nazaré Neto, a que integram 26 quadros e colaboradores do sector marítimo – portuário e logístico, participa do 24º congresso da Associação Portuguesa de Logística (APLOG) que decorre de 11 a 12 de Outubro, em Junqueira- Lisboa.
O congresso aberto pelo Secretario de Estado da Economia de Portugal Jorge Neves, tem como lema central “Cadeias de Abastecimento: As tendências futuras”, que se constitui hoje no novo paradigma na cadeia logística e de transportes.
Nos dois dias do congresso, os participantes foram brindados com abordagens feitas por especialistas nas diferentes áreas da economia, logística, transporte e cibersegurança que após cada exposição abriam aos congressistas o debate, numa tónica de partilha de conhecimentos.
O Congresso contempla sessões plenárias de teor estratégico e conceptual, painéis de debates, sessões paralelas de cariz técnico e prático, acções de demonstração de boas práticas logísticas, promoção de networking e de relacionamento estratégico.
Para APLOG, promotora do evento as perspectivas futuras de diferentes sectores que compõem a cadeia logística e de transportes, a forma como os Operadores Logísticos lhes irão dar resposta, a crescente relevância da Cibersegurança na Supply Chain, as formas de atracção e retenção do capital humano, as tendências mais recentes do retalho alimentar e não alimentar, os recentes desenvolvimentos das infra-estruturas são as questões urgentes deste segmento transversal da economia mundial.
Angola participa pela segunda vez no evento através do Ministério dos Transportes representado por duas agências reguladoras; ARCCLA e ANTT, os Portos de Luanda, Lobito, Cabinda, Namibe, Soyo e Amboim que buscam colher inputs e forjar possíveis parcerias que poderão engrandecer e melhorar este segmento económico numa abordagem específica às Start-Up´s e seu contributo para a inovação e eficiência na Supply Chain nacional.
Ao 24º Congresso da APLOG Angola na voz do Director do Gabinete de Estudos e Projectos do Ministério dos Transportes, Lenine Narciso fez saber aos participantes a importância vital que o Cluster dos Transportes e Logística assume no futuro desenvolvimento económico e social de angola. Para tanto destacou as principais linhas orientadoras para materialização desta estratégia, que passa pela criação de Zonas Francas para o desenvolvimento regional, Dinamização da Rede Nacional de Plataformas Logísticas via concessões e modernização de portos, suportadas por um processo tecnológico de digitalização e interoperabilidade sob o conceito de “Janela Única”, que vai conferir maiores ganhos de eficiência.
A qualidade das intervenções, a experiência dos oradores e a relevância dos temas criteriosamente seleccionados, proporcionaram a toda a comunidade logística uma oportunidade ímpar de partilha de conhecimentos.
A APLOG é a Associação Portuguesa de Logística e tem por objecto promover e contribuir para o estudo e desenvolvimento da Logística em Portugal e o seu impacto na competitividade das empresas.
Pretende, com isso, reforçar o conhecimento logístico dos profissionais, seus associados e ajudar as empresas ou outras organizações no incremento da qualidade da sua gestão logística e aumento da produtividade.
APLOG exerce a sua acção na procura constante da excelência logística, na perspectiva da gestão do fluxo completo de materiais e correspondente fluxo de informação, cobrindo assim as áreas do aprovisionamento, compras, planeamento da produção, armazenamento, distribuição física e transportes.