Mensagem do PCA por ocasião do 2º Aniversario da ARCCLA e Final de Ano
Estimados Membros do Conselho de Administração
Distintos Directores, Chefes de Departamentos e Caros Colegas;
Saudações efusivas
Hoje dia 29 de Dezembro de 2022, comemora-se o segundo 2.º aniversário da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola, é de suma importância para todos nós na qualidade de funcionários, pois, ela remete-nos a uma reflexão e avaliação de como iniciamos e o que conquistamos ao longo deste período.
É observando o passado que mudamos o futuro por meio de acções inovadoras, concretas, realísticas e alcançáveis. Encerra-se mais um ano, e permitam-me em nome do Conselho de Administração da ARCCLA, expressar o agradecimento a todos pelo profissionalismo, dedicação e espírito de equipa demonstrado ao longo deste ano que se encerra.
Iniciamos o exercício económico de 2022 com uma certeza clara de que haveríamos de realizar os objectivos não concretizados em 2021 e ir além da perspetiva, dentro daquilo que é a nobre missão de promover a logística nacional, a criação de ambiente de sã concorrência, a eficiência na operacionalização dos nossos serviços, visando garantir a competitividade dos Operadores de Transportes, através de infraestruturas logísticas para o armazenamento e escoamento da produção das zonas económicas, rurais e polos agroindustriais.
O alcance de tal aspiração é complementado com as funções de regulação, supervisão e fiscalização da actividade do transporte de mercadorias nas diversas multimodalidades.
Caros colegas,
Os desafios que se avizinham são enormes, pois, liderar a nossa Instituição rumo aos desígnios da qual foi mandatada, constitui apanágio deste Conselho de Administração, cumprir e fazer cumprir a cada dia, mês e ano, aquilo que são os objectivos preconizados pela superintendência, e certamente, só é possível alcança-los com a ajuda de uma equipa coesa, motivada e unida, geradora de valores e níveis de sustentabilidade da ARCCLA, nos vários domínios da sua competência.
Consideramos o período de 2022, como sendo o ano de afirmação e operacionalização institucional, tendo realizado iniciativas estratégicas visando a dinamização da Agência, com passos firmes e seguros no âmbito da nossa responsabilidade, e acreditamos que o sucesso desta entidade reguladora, depende maioritariamente da capacidade como instituição, a valorização do seu capital humano, o garante pela execução de toda estratégia emanada pelo C.A, razão pela qual, o surgimento da ARCCLA deveu-se bastante aos esforços abnegados pelos anteriores quadros do extinto CNC e Gabinete do Corredor do Lobito, bem como quadros recém integrados e juntos formamos uma única equipa dotada de senso critico e construtivo, necessários para o asseguramento e manutenção da instituição.
Caros Colegas,
Cientes da necessidade de implementar um sistema nacional de transporte e logística sustentável e eficaz, traçámos um plano de desenvolvimento alicerçado em parcerias público-privadas. A captação de investimentos de empresas e grupos de grande porte e capacidade técnica é essencial para alavancar este sector onde a capacidade financeira e a expertise, são fundamentais para levar a bom porto os objectivos preconizados pelo executivo angolano.
A implementação da Rede Nacional de Plataformas Logísticas (RNPL), é um dos projectos de grande magnitude que assentam as suas bases na construção de parcerias entre o Estado e investidores privados.
Até ao momento, os resultados da implementação desta rede nacional com base em parcerias público-privadas mostram como Angola é cada vez mais atraente para o investidor estrangeiro.
Nos últimos meses, concluiu-se o concurso público internacional de concessão da Plataforma Logística do Luvo, na província do Zaire. Esta unidade logística foi concessionada por 30 anos a um dos principais operadores mundiais no ramo da logística, o grupo DP World Limited, no entanto, foram ainda lançados os concursos para concessão de outras duas plataformas integradas na primeira fase de implementação da RNPL: a do Soyo, também na província do Zaire; e do Luau, no Moxico. Ambos processos estão em fase de análise das propostas apresentadas.
Ao nível das operações, manteve-se o foco na melhoria das condições de certificação de carga, no aperfeiçoamento do processo de licenciamento de transitários e na contínua fiscalização e registo dos navios que transportam mercadorias, bem como dos operadores logísticos.
Conforme vosso conhecimento, na prossecução de dinamização a presente actividade confiada à ARCCLA, algumas medidas têm sido implementadas convindo a potenciação dos corredores de desenvolvimento Norte, Sul e Leste, visando a circulação de bens e serviços, cujo objectivo para além da captação de receitas, estrategicamente pretende-se retirar maior enfase em Luanda, onde se concentram 94% dos Agentes Transitários, por causa dos canais de ligação entre o porto e o caminho-de-ferro.
A ARCCLA desenvolveu e actualizou os modelos do Alvará de Transitário e do Cartão de Participante no Tráfego Marítimo Angolano de Longo Curso.
No início do ano foram desenvolvidos vários esforços/contactos com entidades externas (Gestores Portuários, Capitanias, Polícia Fiscal e A.A.N.A) no sentido de garantir o escrupuloso cumprimento da Lei que orienta a inscrição obrigatória na ARCCLA, dos participantes no tráfego marítimo de longo curso de cargas provenientes e com destino ao território nacional.
No ano de 2022 foi igualmente possível implementar o novo pacote remuneratório ajustado à dimensão dos desafios e realidade socioeconómica nacional, bem como ao desempenho individual dos colaboradores, no qual denominamos SADAA, e continuaremos a trabalhar pois o projecto “Crescermos Juntos”, não para por aqui. Acreditamos no capital humano da ARCCLA como activos-chave e principais veículos catalisadores da mudança que bem almejamos. Finalizar o diagnóstico da força de trabalho, para garantir um enquadramento adequado dos colaboradores, e capacitar onde for necessário para criação de uma cultura de excelência institucional ainda faz parte dos nossos objectivos a concretizar a médio/longo prazo e para isso contamos com o empenho de todos vós.
O impacto da ARCCLA na transformação do sector logístico em Angola deve-se, em grande parte, aos colaboradores comprometidos que, todos os dias, dão tudo de si para cumprir a missão que foi incumbida para com o País
Esperamos que em 2023 possamos todos entrar com a mesma energia e espírito de equipa na consecução dos nossos objectivos. Somos “One Team”.
Produtividade, compromisso, autonomia, motivação, meritocracia, foco nos Resultados-Chave. Esta é a nossa força e a garantia do nosso sucesso porque somos “One Team” e sendo “One Team” “Crescemos Juntos”.
Juntos tornaremos a ARCCLA um motor ainda mais potente que influenciará positivamente na vida de cada colaborador, dinamizando, ao mesmo tempo, a Economia do nosso País.
Em nome do Conselho de Administração, desejamos a todo o colectivo de colaboradores da ARCCLA e seus entes queridos festas felizes e que o ano de 2023 nos traga muitas alegrias.