Clicky

ARCCLA e Universitários Reflectem sobre o Corredor do Lobito em Worskhop

ARCCLA e Universitários Reflectem sobre o Corredor do Lobito em Worskhop

A Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola – ARCCLA e os membros da comunidade universitária do Instituto Superior Politécnico Lusíadas de Benguela, partilham conhecimentos técnicos e científicos sobre o Corredor do Lobito durante um Workshop.

Subordinado ao tema: “ Compreender o Corredor do Lobito: Potencialidades e Desafios para Toda a Região”, o Workshop foi promovido pelo Instituto Superior Politécnico Lusíadas de Benguela com o propósito de produzir conhecimento técnico e científico.

Além da comunidade académica, o evento contou com a participação de representantes da ARCCLA, Lobito Atlantic Raillway (LAR), KAS Namibia – Angola, Caminhos de Ferro de Benguela (CFB), Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) e o consultor Fernando Pacheco.

A ARCCLA fez-se representar por uma delegação encabeçada pela administradora para área Comicial e Dinamização da Rede Nacional de Plataformas Logísticas, Paula Bartolomeu, que partilhou a visão da instituição sobre o Corredor do Lobito.

Ao intervir no evento, Paula Bartolomeu considerou o Corredor do Lobito, um catalisador para o desenvolvimento na zona de influência que irá garantir o surgimento de várias iniciativas para dar suporte ao volume de negócios.

Para a administradora, o Porto do Lobito, o Caminho de Ferro de Benguela (CFB), a LAR e a ARCCLA, formam as peças basilares para o sucesso do corredor, mas outras instituições públicas e privadas, também são importantes neste processo.

De acordo com Paula Bartolomeu, o Corredor do Lobito representa uma porta para que os produtos cheguem aos países do Ocidente, bem como aos países encravados, dentro de uma logística controlada e organizada, como exemplo, o sal de Benguela e o abacate do Huambo.

Entretanto, os estudantes e outros membros da sociedade civil reflectiram sobre os grandes desafios e a possibilidade de transformá-los em oportunidades de negócios para as diferentes classes de empreendedores no meio rural e urbano.

 

Partilhe este artigo