ARCCLA ABORDA IMPLEMENTAÇÃO DAS PL´S NA VII CONFERÊNCIA E&M SOBRE AGRICULTURA
A implementação da Rede Nacional de Plataformas Logísticas, promovido pela Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola – ARCCLA, foi quinta-feira (20/02), abordada na VII Conferência E&M Sobre Agricultura, realizada na cidade de Benguela.
A abordagem decorreu durante a Mesa Redonda subordinada ao tema “Sistemas Agroalimentares e o Fomento da Produção Agropecuária e Florestal”, em que a ARCCLA fez-se representar pelo Administrador para Área Técnica de Operações, Mateus Simão.
Ao intervir na Mesa Redonda, partilhada por outros cinco interlocutores em representação dos Ministérios da Agricultura, Urbanismo e Habitação, Indústria e Comercio e Energia e Águas, Mateus Simão falou dos avanços feitos nas PLs.
A primeira fase de implementação da Rede Nacional de Plataformas Logísticas contempla a construção de seis LP´s, distribuídas pela Caála, (Huambo), Luau (Moxico), Luvo (Zaire), Soyo (Zaire) Lombe (Malange), Arimba (Huíla), no sentido de apoiar a produção nacional.
Mateus Simão avançou que das seis (6) PL´s, a Caála, enquadrada no Corredor do Lobito e, cuja primeira pedra foi lançada em 2023, é a que se encontra mais avançada, com parte das obras de infraestruturação básica a bom ritmo.
Em relação as outras Plataformas Logísticas, esclareceu que os projectos já foram concluídos, os terrenos desminados, assim como lançados os concursos públicos para a Concessão das PL´s.
Ainda durante a Mesa Redonda, o Administrador Mateus Simão, deu o ponto de situação sobre o trabalho que a ARCCLA está a realizar para o levantamento dos silos existentes a nível nacional, no sentido de obter todos os dados a fim de melhorar e estudar a possibilidade de instalação de novas estruturas.