M’Banza Congo terá Novo Aeroporto em 2023
O Ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, orientou, esta sexta-feira, (03/12), na capital da Província do Zaire, a cerimónia de consignação e o lançamento da primeira pedra para a construção do novo Aeroporto de Mbanza Congo.
O Ministro se fez acompanhar da Secretária do Presidente da República para os Assuntos Sociais, Maria de Fátima Republicano de Lima Viegas, do Presidente do Conselho de Administração da SGA SA, Mário Domingos, recebidos pelo Governador da Província do Zaire, Pedro Makita Júlia, Autoridades Tradicionais, Altos funcionários do Governo da Província local e representante da UNESCO em Angola no Aeroporto provincial de Mbanza Congo.
Após o acto de recepção no Aeroporto de Mbanza Congo, a comitiva foi encaminhada para o anfiteatro do governo provincial para a cerimónia de boas vindas, onde foi recebida com dança tradicional e o referido ritual de oferenda feito pelo Ministro dos Transportes, bem como do Governador daquela província.
Ao tomar a palavra para à nota de boas vindas ao Ministro dos Transportes, a Secretaria do Presidente da República para Área Social, o Governador da Província, Pedro Makita Armando Júlia, agradeceu e mostrou-se congratulado pelo convite que lhe foi formulado e com esta acção, que deverá culminar com oportunidade de emprego para a população local.
Pedro Makita Armando Júlia, disse que as situações ocorridas ao longo do tempo, resultantes do actual Aeroporto Provincial de M’Banza Congo, o fatídico acidente de 2007 e as recomendações da UNESCO pela inscrição de Júlio de 2017 de M’Banza Congo nos anais de património Mundial ditam a construção do Novo Aeroporto na Comuna de Nkiende II.
Aos lesados que não são poucos, rogamos indulgência, e a todos quantos perderam as suas vidas, nós rendemos a devida homenagem, disse o Governador daquela Província, Pedro Makita Armando Júlia.
A adjudicação da obra é resultado do concurso público lançado em 2018-2022, autorizado por Decreto presidencial nº 139/19 de Julho, para a construção, fornecimento, instalação de equipamento e apetrechamento do Aeroporto, na comuna do Nkiende II, província do Zaire.
No seu discurso, O Ministro do Transportes, Ricardo D´Abreu, referiu que este projecto responde o compromisso assumido pelo Executivo angolano, após a declaração da cidade de M’Banza Congo como Património Mundial da Humanidade.
“ Precisávamos nesta província uma infra-estrutura que facilitasse a acessibilidade e a mobilidade de todos os interessados, como a nível Doméstico e Internacional” fez saber o Ministro.
Ricardo D´Abreu garantiu que a Província de M’Banza Congo enquanto berço da República de Angola, tem todas as condições para ser o epicentro do turismo cultural no nosso País.
“Gostaríamos de desafiar e convidar as forças vivas de produção de conteúdos e matérias sobre este tema histórico, para permitir que M’Banza Congo consiga atrair Visitantes, Investidores, Cientistas ou pessoas que estejam interessadas a perceberem melhor à história da humanidade, do Continente e do nosso País”, acrescentou Ricardo D´Abreu.
A obra que irá beneficiar a todos no momento da sua construção e operacionalização tem um período de duração de 18 meses, por esta razão o Ministro dos Transportes agradece ao apoio que será dado aos intervenientes do ponto de vista directo e indirecto.
Ricardo D´Abreu espera não haver desvios e apela para o cumprimento do prazo de execução, recordando que em termos financeiros, o seu Ministério em coordenação com os órgãos centrais em Particular o Ministério das Finanças tudo irá fazer para ultrapassar os desafios a serem encontradas para a boa condução do projecto.
A empreitada, adjudicada à Sinohydro Corporation Limitada – Sucursal Angola, contempla infra-estruturas modernas, serviços e equipamentos de alto nível, traduzindo-se numa unidade aeroportuária com capacidade de receber 600 passageiros por hora, a partir dos terminais de embarque e desembarque.
Para o Presidente do Conselho Administrativo da SGA SA, Mário Miguel Domingues que fazia a apresentação do Projecto, disse que a projecção da obra terá a durabilidade de 20 anos.
“A obra irá garantir mais de 400 postos de trabalho directo dado pela empresa construtura, disse o Presidente do Conselho Administrativo da SGA SA.
O novo Aeroporto na histórica cidade de M’Banza Congo terá características internacionais, com capacidade de recepção e expedição de aeronaves do tipo Boeing 777, bem como para dois aviões de médio porte e ligeiros.
A obra está orçada em Kz 89. 9 mil milhões num financiamento do banco espanhol “Bilbao Vizcaya Argentaria S.A”, com o qual o Executivo assinou, em Julho do corrente ano, o acordo afim. Na prática o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria S.A, de Espanha, deverá disponibilizar 150.7 milhões de dólares, o equivalente a oitenta e nove mil milhões, novecentos e catorze milhões, cento e noventa e dois mil, cento e vinte e um kwanzas, e seis centavos.
Após os actos de recepção, discurso do Ministro dos Transportes, Ricardo D´Abreu e a apresentação do Projecto pelo Presidente do Conselho Administrativo da SGA SA, a comitiva seguiu viagem para verificar as obras do novo aeroporto de M’Banza Kongo para a Cerimónia de Assinatura do Auto de Consignação e Lançamento da Primeira Pedra.
O Ministro, o Governador, a Secretária do Presidente da República para os assuntos Sociais foram recebidos nas instalações do Novo Aeroporto Internacional de M’Banza Congo pela população local e autoridades tradicionais, que antes da assinatura e o acto de consignação realizaram alguns rituais, que simbolizaram a permissão da obra pelos ancestrais.
Tão logo se deu ao encerramento da cerimónia de rituais pelas autoridades tradicionais, efectou-se o momento da assinatura do auto de consignação e ao lançamento da primeira pedra pelo Ministro dos Transportes Ricardo D´Abreu, em companhia do Governado da Província de M’Banza Congo, Pedro Makita Júlia e da Secretária do Presidente da República para os Assuntos para Área Sociais, Maria de Fátima Lima Viegas.
O novo Aeroporto estará localizado a 34 quilómetros do centro da cidade de M’Banza Congo, próximo a estrada nacional210, Nkiend II. A pista terá uma extensão total de 3.500 metros, faixas de segurança com dimensões de 3620 m x280m.
A largura da pista será de 45 metros, com bermas de 7,5 metros em cada lado. A pista foi projectada para operação de descolagem e aterragem de aeronaves do tipo B777-300ER.
O Novo Aeroporto vai contar também com um terminal com uma área de 12100m2, uma torre de controlo com uma altura de 35,64 m, um terminal de carga e instalação auxiliares, sendo que a sua implantação resulta de uma exigência da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) por ocasião da elevação desta cidade a Património Cultural da Humanidade, em 2017.
🇦🇴 CRIANDO CAMINHOS JUNTOS 🚊✈️🚢🚍
Ministério dos Transportes em Luanda, 03 de Dezembro de 2021.