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REUNIÃO DE PERITOS DO COMITÉ PERMANENTE Nº1 DA UNIÃO DOS CONSELHOS DE CARREGADORES AFRICANOS (UCCA) ACONTECE PELA PRIMEIRA VEZ EM ANGOLA

REUNIÃO DE PERITOS DO COMITÉ PERMANENTE Nº1 DA UNIÃO DOS CONSELHOS DE CARREGADORES AFRICANOS (UCCA) ACONTECE PELA PRIMEIRA VEZ EM ANGOLA

Angola acolheu nos dias 21 e 22 de Fevereiro de 2024, pela primeira vez, a reunião de peritos do Comité Permanente nº1 da União dos Conselhos de Carregadores Africanos (UCCA), do qual a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), é membro permanente. O referido evento terá como tema principal a reflexão sobre “Custos de Transporte e Comércio”, e realizar-se-á no Hotel Presidente.

Em Julho de 2014, Angola foi eleita o lugar ideal para a criação dos Comités de Peritos nº1 e nº2 da UCCA, onde o primeiro atende as questões ligadas ao Transporte e Comércio, e o segundo a Cooperação e Regulamentação, para melhor aproveitamento dos benefícios criados pela UCCA, a favor dos países membros desta organização.

O Comité de Peritos da UCCA, é um Órgão que tem por finalidade realizar estudos relacionados sobre matérias relevantes ligadas ao sector dos transportes e logísticas tais como: custos de transporte e logística da cadeia de suprimentos; sobretaxas e tarifas praticadas na África Central e Ocidental; confirmar e validar, factores responsáveis pelos atrasos e as altas taxas de desembaraço de mercadorias na Sub-região; e medidas apropriadas para mitigar o aumento contínuo do elevado custo de transporte.

Desde a sua constituição, o Comité nº 1 é presidido pela Nigéria, e fazem parte do mesmo, peritos de outros Países membros da UCCA, nomeadamente: Senegal; Bénin; Ghana; Togo e Angola.

De salientar que a União dos Conselhos de Carregadores Africanos (UCCA), é uma organização multilateral de carácter regional, e que tem, entre outros, os seguintes objectivos: facilitação da fluidez de trânsito para os países sem acesso ao mar; fortalecimento dos mecanismos de consulta e negociação com as conferências marítimas; linhas de navegação que servem os portos africanos; associações de armadores; prestadores de serviços auxiliares e criar condições para a melhoria da cadeia de transporte e logística na Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

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