ARCCLA REFORÇA COMPROMISSO COM A INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA REGIONAL AO PARTICIPAR NA 4ª EDIÇÃO DO LAND LINKED ZÂMBIA, EM LUSAKA
A ARCCLA – Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola – esteve presente na prestigiada 4ª edição do Land Linked Zambia, que decorreu de 9 a 12 de Abril de 2024, na cidade de Lusaka, Zâmbia. Este evento, de grande relevância regional, reúne especialistas e entidades ligadas ao sector de transportes, logística e comércio transfronteiriço, promovendo a integração e cooperação entre países da África Austral.
A participação da ARCCLA foi representada ao mais alto nível pela Administradora para área de Comercialização e Dinamização da Rede Nacional de Plataformas Logísticas (RNPL), Dra Paula Bartolomeu, acompanhada por uma equipa técnica composta por três colaboradores, nomeadamente um representante da Direcção da RNPL, Milena Paralta, do Serviço Provincial de Benguela (SPB), Leonardo Bongo e do Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração e de Comunicação Institucional, Tirsa Buta.
Neste evento a ARCCLA teve a oportunidade de presenciar a assinatura do novo Acordo Bilateral de Serviços Aéreos, um instrumento jurídico que estabelece as bases legais necessárias para a operação de voos comerciais directos entre Angola e a Zâmbia. O documento foi assinado pelo ministro angolano dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, e pelo ministro zambiano dos Transportes e Logística, Frank Tayali, e presenciado pelo Presidente da República Zambiano, marcando um novo ciclo de cooperação no sector da aviação civil, com impactos directos na mobilidade, comércio, turismo e integração regional.
A participação da ARCCLA nesta conferência insere-se no quadro da estratégia nacional para o reforço da interligação logística regional, visando tornar o País uma referência em termos de conectividade e facilitação do comércio na região da SADC com especial destaque para o papel estratégico da RNPL no desenvolvimento das infraestruturas logísticas nacionais e na promoção de soluções eficientes para o escoamento de mercadorias, reforçou também o compromisso de Angola na dinamização dos corredores de desenvolvimento e na integração económica regional.
Durante os quatro dias do evento, a delegação angolana teve a oportunidade de estabelecer contactos estratégicos, interações com diversos stakeholders regionais e internacionais, trocar experiências com parceiros regionais com vista à promoção de parcerias técnicas e institucionais e apresentar os avanços e oportunidades que Angola oferece no sector logístico, especialmente no contexto do corredor Lobito.
Esta participação é mais um passo importante na consolidação de Angola como um hub logístico regional, promovendo a facilitação do comércio e o crescimento económico sustentável na região da SADC.