Clicky

ARCCLA FORTALECE LAÇOS DE COOPERAÇÃO COM CONGÊNERES AFRICANAS DA UCCA

ARCCLA FORTALECE LAÇOS DE COOPERAÇÃO COM CONGÊNERES AFRICANAS DA UCCA

Os laços de cooperação entre a Agência de Regulara de Certificação de Carga e Logística de Angola – ARCCLA e as suas congêneres africanas estão mais reforçados com a realização da reunião estatutária da União dos Conselhos de Carregadores Africanos (UCCA), na cidade de Lomé, República do Togo entre os dias 13 e 14 de Novembro.

A reunião contou com a participação de 16 dos 18 membros da organização, incluindo a ARCCLA e, a cerimônia de abertura foi presidida pelo Director Geral do Conselho Nacional de Carregadores do Togo, Tôi Gnassingbe e orientada pelo Presidente do UCCA, Dominique Boulas, coajuvado pelo Secretário Geral da Organização.

A ARCCLA participou com uma delegação liderada pelo Administrador para Área Técnica e de Operações, Mateus Simão e integrada pelos senhores Filipe Silva, Técnico da DOP, Nelson Itembo, Técnico da DAFRH, André Amaro, Técnico do GACACI e a senhora Isabel Sungu, Técnica da DJR.

Durante os dois dias de trabalho, os participantes analisaram seis documentos relacionados com o funcionamento da organização, designadamente, o Relatório de Actividades do Secretariado Geral de 2025, Revisão da Execução do Orçamento de 2025, Relatório do Tesoureiro Estatutário, Programa de Actividades para 2026 e o Orçamento para 2026.

Igualmente, apreciaram a avaliação feita pelo Secretário-Geral sobre a implementação das vinte e duas (22) resoluções emitidas pelos Comités Directores em 30 e 31 de Outubro de 2024 em Kinshasa, RDC, e em 17 de Julho de 2025 em Ponta-Negra, Congo.

Questões relacionadas com o impacto da UCCA na Zona de Comércio Livre Continental (ZCLCA), a cooperação e intercâmbio com outras organizações internacionais, a defesa e promoção dos membros da UCCA junto dos governos dos seus países e adesão de novos membros, foram amplamente debatidas pelos participantes.

Além de partilharem experiências, os participantes contribuiram com sugestões valiosas, no sentido de melhorar o funcionamento e afirmação da UCCA no contexto africano e internacional.

No final dos trabalhos, foram aprovadas seis resoluções, cinco moções de felicitações, agradecimento e solidariedade, assim como foram deixadas recomendações importantes.

Ao intervir na sessão de encerramento, o presidente da UCCA, Dominique Baulas disse que os membros enfrentaram dificuldades relacionadas com os elevados custos de transporte, a congestão portuária, a lentidão dos procedimentos aduaneiros, a falta de harmonização regulamentar e as infraestruturas inadequadas.

Por essa razão, apelou a uma acção coordenada para reduzir custos e atrasos, promover a sustentabilidade e acelerar a digitalização e a segurança dos sistemas logísticos.

Partilhe este artigo