Clicky

Novo Traçado Ferroviário Bungo/ Aeroporto Dr. António Agostinho Neto Apresentado na Africa do Sul

Novo Traçado Ferroviário Bungo/ Aeroporto Dr. António Agostinho Neto Apresentado na Africa do Sul

A nova linha férrea que liga o centro de Luanda, ao município de Icolo e Bengo, num traçado de 40 km, partindo da estação do Bungo ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda, Dr. António Agostinho Neto, foi apresentada à 12ª edição da Conferência e Exposição da Southern Africa Railway Association (SARA) que decorreu 24 a 27 do corrente, em Joanesburgo, Àfrica do Sul , pelo PCA da ARCCLA Catarino Fontes Pereira.

Ao usar da palavra no painel sobre “Os últimos desenvolvimentos nos programas ferroviários nacionais dos Estados membros do SADC” numa perspectiva dos titulares dos transportes, Catarino Fontes Pereira em representação do Ministro Angolano dos Transportes, Ricardo Viegas de Abreu, apresentou de forma geral os marcos no sector ferroviário nacional, com enfase para os registados pelos Caminhos de Ferro de Luanda (CFL) e Caminhos de Ferro de Moçâmedes (CFM).

Os investimentos em curso no sector ferroviário, a recém concessão do Corredor do Lobito, a nova linha ferroviária criada para melhoria da mobilidade entre o centro da cidade de Luanda ao município de Icolo e Bengo, onde está localizado o Novo Aeroporto Internacional de Luanda, Dr. António Agostinho Neto e os projectos previstos para o Caminho de Ferro de Moçâmedes.       

Para o funcionamento do novo ramal ferroviário Bungo/AAAN,  o CFL disponibilizará as Novas Unidades Moveis Diesel(DMU) , locomotivas modernas e rápidas com grande capacidade de passageiros, o que permitirá maior mobilidade entre o centro de Luanda e o município de Icolo e Bengo, particularmente aos viajantes.

Para a 12ª Edição do SARA Rail Conference & Exhibition, que decorreu sob o lema “Aprimorando a Capacidade e Qualidade dos Serviços Ferroviários por Meio de Novos Modelos Operacionais e Parcerias para uma Integração Regional e Comércio Contínuo”, o Ministério dos Transportes destacou uma delegação que integrou dirigentes e técnicos da  ARCCLA, ANTT, CFL, CFB e CFM, chefiada pelo Presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola, Eng. Catarino Fontes Pereira.

A Conferência & Exposição da  SARA  é  dos mais prestigiados eventos da industria ferroviária africana, e reúne líderes e profissionais do sector com vista a analise e discussão de novas tendências, avanços tecnológicos e melhores práticas no domínio ferroviário.

A delegação angolana ao evento participou de diferentes painéis e discussões com destaque para os referentes as Perspectivas Governamentais dos Estados Membros da SADC; Inovação, Competitividade e Qualidade dos Serviços Ferroviários; Perspectivas dos Caminhos de Ferro da SADC; Recursos Financeiros e Técnicos, e  Facilitadores Ferroviários; com vista ao fortalecimento de parcerias internacionais, partilha de conhecimentos,  promoção dos avanços da ferrovia angolana e a expansão para os países vizinhos.

A comitiva angolana chefiada por Catarino Fontes Pereira, manteve contactos com instituições Governamentais, operadores e prestadores de serviços de caminhos de ferro, como a Prasa, UK Tróade, Huawei, Tazara, Botswana Railways, Gautrain, NRZ, TRC, Pandrol, em busca de trocas de experiências entre empresas ferroviárias dos respectivos países, apoio técnico e a possibilidade de futuros acordos de cooperação.

Os delegados angolanos participaram ainda na mesa redonda de CEO’s e do painel sobre “a carga e o transporte de passageiros” nos tópicos “navegando pelo futuro: Desenvolvimento, inovação e tendências no transporte de passageiros”, onde o CFB-EP e a Prasa, apresentaram os seus argumentos enquadrados as suas realidades. Ainda  “O Transporte Ferroviário como a Retaguarda para as Ferrovias de Integração Regional” moderado pelo CFB-EP, e integrou a Als-tom, CFM-Moçambique, Nacala Corredor, Transnamib.

Ao cair do pano sobre a Conferencia e Exposição da Associação Ferroviária da Africa Austral, o seu Presidente Eng. Agostinho Júnior, agradeceu os patrocinadores, a presença e adesão de todos os delegados e fez um agradecimento especial a delegação de Angola integrada pela ARCCLA, ANTT, CFL-EP, CFB-EP e CFM-EP, uma vez mais de forma robusta e inovadora.

A participação da Delegação Angolana ao SARA RAIL 2023 representa o compromisso de Angola e dos países da África Austral, para com o desenvolvimento do transporte ferroviário de uma forma sustentável e eficiente, e a promoção da conectividade e do comércio internacional.

A Associação Ferroviária da África Austral (SARA), é a voz autorizada e defensora do transporte ferroviário dentro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), e realiza anualmente a sua conferência e exposição.  O recém terminado RAIL 2023 Intitulado “Enhancing Railway Capacity and Quality of Services Through New Operating Models & Partnerships for Seamless Regional Integration & Trade”, logrou discussões inovadoras em torno da transformação das operações ferroviárias na região.

Abordagens como estratégias para uma integração regional contínua, cibesegurança nas ferrovias, o papel transformador das inovações centradas no cliente dos serviços ferroviários, o papel da tecnologia verde, mobilidade sustentável, parcerias público-privadas e modelos de financiamento inovadores para projetos ferroviários, entre outros preencheram os quatro dias de trabalho da 12º edição da SARA.

Abordagens como estratégias para uma integração regional contínua, cibesegurança nas ferrovias, o papel transformador das inovações centradas no cliente dos serviços ferroviários, o papel da tecnologia verde, mobilidade sustentável, parcerias público-privadas e modelos de financiamento inovadores para projetos ferroviários, entre outros preencheram os quatro dias de trabalho da 12º edição da SARA.

Moçambique Preside a Associação Ferroviária da África Austral (SARA)

O moçambicano Agostinho Francisco Langa Júnior, PCA da Empresa Ferroviária de Moçambiques (CFM) lidera desde o passado dia 23 de Junho de 2023, a Southern African Railway Association (SARA), por deliberação da reunião anual do seu Conselho de Administração realizada em Maputo; Moçambique.

Com o Eng. Agostinho Francisco Langa Júnior, foi também nomeado Hishaam Emeran, CEO do Grupo PRASA, para o cargo de Vice-Presidente da Associação Ferroviária da África Austral (SARA).

“Sinto-me verdadeiramente honrado por assumir o papel de Presidente da Associação Ferroviária da África Austral (SARA), gostaria de expressar a minha sincera gratidão aos estimados membros do Conselho da SARA e ao Diretor Executivo da SARA pela confiança que depositaram em mim”.

Abraçando o slogan, da SARA “Juntos Somos Melhores”, que  resume  o compromisso da associação de promover a indústria ferroviária na África Austral e  a colaboração entre os intervenientes do setor público e privado, com vista a modernização, integração regional e segurança, Agostinho Langa Júnior declarou que:

Ao aproveitar nossa experiência combinada, inauguraremos uma nova era de inovação e crescimento no setor ferroviário. Comprometo-me a trabalhar incansavelmente ao lado do Conselho para garantir que a SARA continue a servir como uma força inestimável para o progresso, deixando um legado duradouro para as gerações futuras. Juntos, moldaremos o futuro dos nossos caminhos-de-ferro.” Eng. Agostinho Francisco Langa Júnior, Presidente da Associação Ferroviária da África Austral (SARA) e CEO dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM)

Partilhe este artigo