Clicky

Propostas do concurso público de concessão do corredor do Lobito aprovadas pela comissão de avaliação

Propostas do concurso público de concessão do corredor do Lobito aprovadas pela comissão de avaliação

A Comissão de Avaliação do Concurso Público de Concessão do Corredor do Lobito realizou nesta terça-feira, 25 de janeiro, no Lobito, província de Benguela, o acto público de abertura das propostas do curso público n.º 2/2021 para a Concessão de Serviços Ferroviários e de Logística de suporte do Corredor do Lobito.

De acordo com a informação divulgada na ocasião, foram admitidas ao concurso as propostas apresentadas pelos consórcios Trafigura, Mota Engil e Vecturis, o consórcio CSC – CITIC, Sinotrans e CR20; A anuências das propostas não estiveram isentas de algumas reclamações sobre admissão de concorrentes e de propostas alvo de análise da Comissão de Avaliação do concurso, tendo esta, em deliberação, reiterado que não havia inconformidades suficientes para a não admissão de concorrentes visados. O concurso público, lançado a 8 de setembro de 2021, com o objectivo de garantir a viabilidade económica da infraestrutura ferroviária do Lobito ao Luau, cumpre com todas as recomendações da Lei dos Contratos Públicos, das peças do concurso e das melhores práticas internacionais.

A concessão terá um prazo de 30 anos, podendo ir até ao prazo máximo de 50 anos, nas condições definidas nas peças do concurso, período durante o qual o concessionário vai assumir o transporte de grandes cargas com maior predominância para minérios e combustíveis. Já em relação ao serviço público de transporte de passageiros e de pequena carga permanecerá sob gestão do Caminho de Ferro de Benguela. De acordo com o concedente, a concessão visa garantir a maximização e potenciação económica da infraestrutura ferroviária do Corredor do Lobito, sendo que, pelas suas valências, esta iniciativa apresenta-se como uma plataforma de dinamização das economias provinciais e nacional, permitindo a criação de postos de trabalho directos e indirectos para cidadãos angolanos. A iniciativa representará igualmente um aumento das exportações de Angola, investimentos indirectos em plataformas multimodais, terminais e outras infraestruturas logísticas satélites ao longo da linha para promover o desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades locais ao incentivar toda a produção económica ao longo de todo o perímetro da área a ser concedida.

Nos termos da concessão está também prevista a integração do Terminal Mineiro do Porto do Lobito. A reactivação do Corredor do Lobito insere-se igualmente nos esforços do Executivo para reforçar a integração regional e materializar os compromissos da sub-região, apontando para a possibilidade futura da interligação atlântico-Índico com a conexão da via-férrea ao porto de Dar-es-Salam, na Tanzânia. Esta nova estratégia de gestão através do concurso em causa da operação do Corredor do Lobito vai envolver investimentos adicionais ao longo do percurso férreo Lobito/Benguela/Luau, incluindo, por um lado, a integração da via-férrea contígua do outro lado da fronteira na República Democrática do Congo e, por outro lado, a construção de um ramal para a República da Zâmbia. O Corredor do Lobito já recebeu investimentos significativos por parte do estado no valor de cerca de 1,9 mil milhões de USD. Estes investimentos foram aplicados na reconstrução do caminho-de-ferro e na ligação com a República Democrática do Congo (RDC), cujos proveitos podem agora ter a oportunidade de ser recuperados.

Partilhe este artigo